Mulher com em cadeira de rodas olhando um computador.

Quando falamos de empoderamento feminino, falamos da consciência coletiva de ações para fortalecer as mulheres. Falamos de tomar o poder para si, não deixar que os homens exerçam soberania sobre nós nem que acreditem que são melhores. É sobre acreditar e ser capaz de criar seu próprio empreendimento, ser chefe, apresentar suas ideias e confiar no seu potencial.

Quando falamos de empoderamento de pessoas com deficiência, falamos de obter autonomia, oportunidades e garantir espaços acessíveis.

Por que o empoderamento feminino é pouco discutido entre as pessoas com deficiência?

Se você nunca se perguntou sobre isso, é porque ainda está preso no costume de colocar a deficiência na frente da pessoa. Uma deficiência, física ou mental, não define alguém. As mulheres com deficiência também são mulheres e devem buscar o seu empoderamento: podem ser empreendedoras, criadoras de conteúdo, chefes e o que desejarem. 

Para fomentar e discutir esse tema, Elisângela Vasconcelos fez um reels apresentando essa questão. Ela é pedagoga, psicóloga e dona da página @1minutocomelis, que entre tantas abordagens, esclarece questões neuro-motoras da paralisia cerebral. Elisângela agora cria o seu próprio canal no instagram. O vídeo foi repostado pelo Instituto Serendipidade. Assista! 

A ideia é que cada um desenvolva a consciência crítica de perceber os vazios nas discussões e as injustiças no tratamento das pessoas com deficiência. Deixando o capacitismo de lado, é possível ouvir mais, promover trocas e experiências, uma sociedade plural. Que cada mulher se empodere como ela mesma. Sempre é tempo de mudar!

Por Luísa Monte.

ÚLTIMAS DO BLOG

Mulher com em cadeira de rodas olhando um computador.
27/09/22

Empoderamento feminino é para todas!

Quando falamos de empoderamento feminino, falamos da consciência coletiva de ações para fortalecer as mulheres. Falamos de tomar o poder para ...

5 crianças sentadas estudando, desenhando e sorrindo.
27/09/22

7 anos da Lei Brasileira de Inclusão

No dia 6 de julho de 2015 foi editada a LBI (Lei Brasileira de Inclusão), composta por um conjunto de normas, que  assegura e promove, em ...

Hneri Zylbertajn, Tathi Piancasteli, Vinicius Streda e Luciano Huck no palco.
08/12/22

Filantropia x Assistencialismo: você sabe qual é a diferença?

Nas últimas décadas, a humanidade vem se esforçando para construir um futuro mais inclusivo e mais sustentável. As COPs (Conferência das ...

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades do Instituto!