Faça agora sua doação. Nosso propósotp é transformar o olhar da sociedade para o tema da inclusão. Serendipidade é o ato de fazer felizes descobertas ao acaso! Trabalhamos ativa e voluntariamente para que a inclusão não seja vista como problema, mas sim como solução. Botão de doar agora.

DEMONSTRATIVO DE DOAÇÕES:

Um de nossos pilares é SER PONTE! Por isso contribuímos com projetos de inclusão gerando conteúdo de qualidade, fomentando o convívio inclusivo, fortalecendo redes de apoio e sempre que possível, financeiramente para MULTIPLICAR IMPACTO de iniciativas em sinergia com o nosso DNA.

INSTITUIÇÕES APOIADAS:

ADERE – Associação para Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional – www.adere.org.br

A Adere é uma instituição sem fins lucrativos que atua desde 1972 em prol da causa da pessoa com deficiência intelectual em programas inclusivos. No decorrer desse tempo investiu esforços na sua crença e buscou quebrar paradigmas e acreditar que as oportunidades, o investimento nas pessoas, o desafio de sua história de vida e o trabalho com a diversidade justificam a luta pela inclusão social. A Adere atende 90 usuários, jovens, adultos e idosos com o objetivo de minimizar os riscos de violência, vulnerabilidade social e exclusão social, fortalecendo os vínculos familiares e promovendo a inclusão da pessoa com deficiência e suas famílias na sociedade.

Vídeo institucional:

ALMA DE BATERA –  www.almadebatera.org.br

O Alma de Batera é uma associação sem fins lucrativos que atua em parceria com outras instituições e espaços culturais, atendendo pessoas com deficiência física, motora e intelectual interessadas em fazer aulas de bateria. Além das aulas, os alunos se apresentam em eventos e apresentações públicas.

Vídeo institucional:

 AMOR PRA DOWN – https://www.amorpradown.org/

Associação Amor Pra Down (AAPD), é uma organização da sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter beneficente. Fundada em 21 de março de 2000. Desde a sua fundação, os gestores da AAPD sempre mantiveram viva a chama de oferecer aos associados espaço adequado, com serviços de qualidade, oferecendo conforto e atenção necessários para o sucesso das terapias e atividades, meta trilhada incansavelmente pelas gestões administrativas desde então. Nossa grande motivação é lutar para um futuro melhor, em que todas as pessoas com síndrome de Down possam ser protagonistas de sua própria história, tendo no amor, no respeito e na solidariedade a mola mestra, que nos impulsiona a seguir.

 APOIE – ASSOCIAÇÃO PARA PROFISSIONALIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO EXCEPCIONAL – www.apoie.org.br

O Apoie contribui com a formação profissional de jovens e adultos com deficiência intelectual, a partir dos 14 anos, sustentado pelos valores de Transparência – Ética – Profissionalismo – Credibilidade – Respeito – Experiência. A instituição promove um espaço de trabalho para que a pessoa com deficiência intelectual desenvolva o seu potencial, objetivando melhorar a qualidade de vida dos seus aprendizes, oferecendo-lhes ferramentas para sua autonomia, bem como a conscientização do seu papel dentro do núcleo familiar e da sociedade. A APOIE faz questão de envolver a família do aprendiz assistido no seu processo de desenvolvimento.

ASSOCIAÇÃO NOVO RUMO https://associacaonovorumo.com.br/

A Associação Novo Rumo é uma organização não governamental sediada na cidade de Recife desde 2006. Atendem crianças entre 0 e 12 anos com Síndrome de Down e Autismo nas terapias básicas: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Psicopedagogia. Damos assistência a 180 crianças oriundas de famílias de baixa renda.

Nosso maior propósito é combater a discriminação e trabalhar pela inclusão.


ASSOCIAÇÃO PARADESPORTIVA JR – www.jrparadesporto.com.br

A JR PARADESPORTO é uma instituição pioneira no desenvolvimento do esporte para o deficiente intelectual no Brasil. Atualmente atende 90 atletas que participam de eventos esportivos regionais, nacionais e internacionais nas modalidades de natação, atletismo, futsal, ginástica artística e rítmica, além de apresentações em diversos eventos.

Público atendido: Deficientes intelectuais de 5 a 66 anos, em sua maioria de baixa renda, atendidos em 5 modalidades esportivas.


CASA JOANA – 
https://www.facebook.com/acasajoana

A Casa Joana é uma instituição filantrópica onde desenvolve um trabalho para pessoas com Síndrome de Down, Autistas e outras deficiências de zero ano até a fase adulta sem limite de idade. São realizados tratamentos também para os pais e irmãos. A Casa Joana foi fundada em 2012, hoje tem mais de 250 alunos e pacientes.

A Casa Joana tem como interesse e objetivo favorecer o desenvolvimento de suas potencialidades nas áreas motoras, cognitiva, emocional, fala e linguagem para facilitar o acesso ao ensino regular, a futura inserção no mercado de trabalho, desenvolver as habilidades e adquirir autonomia no dia a dia e na vida social.

https://www.instagram.com/casa_joana/?hl=pt-br

 

CENHA – Centro Social Nossa Senhora da Penha – http://cenha.org.br

O CENHA é uma instituição social de caráter filantrópico que atua com apoio educacional e clinica terapêutica para pessoas de baixa renda com deficiência intelectual e motora. Dispõe de equipe de educadores e terapeutas que oferecem apoio pedagógico, oficinas pré-profissionalizantes, esportes e clínica de reabilitação (atendimento nas áreas de Serviço Social, Pedagogia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Equoterapia e Hidroterapia). Desenvolve ações extensivas aos familiares promovendo apoio, informação, orientação e encaminhamento, com o foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão social.

Público atendido: Pessoas com deficiência intelectual, física e motora que vivenciam situações de vulnerabilidade social, risco e violações de direitos ou pela ausência de acesso a possibilidades de inserção e inclusão social.

Vídeo institucional:

 CESD – http://www.ceesd.org.br/

O Centro Síndrome de Down – CESD, é uma organização sem fins econômicos, que foi fundado em Campinas, estado de São Paulo, no dia 2 de julho de 1981 por Benedito Vieira e Zuleika Santos Vieiras, ambos pais de uma filha com a Síndrome de Down, que diante da dificuldade em dialogar sobre o assunto e encontrar serviços especializados, organizavam encontros abertos, iniciando as atividades em uma garagem de casa, cedida para as reuniões e atendimentos.

O propósito do CESD desde a sua fundação é apoiar o desenvolvimento global da pessoa com Síndrome de Down, e suas famílias, oferecendo suporte e estímulos necessários para inseri-los na sociedade, acompanhando-os desde o nascimento até a vida adulta, para que se tornem protagonistas de suas próprias vidas.

Os serviços oferecidos pelo CESD, são realizados por meio de seis programas: Estimulação Precoce, Inclusão Escolar, Juventude, Grupo de Habilidades Sociais, Emprego Apoiado e Home Down. Ao longo de mais de trinta anos, o CESD acompanhou e atendeu mais de 5.850 pessoas com Síndrome de Down e seus familiares, da cidade de Campinas e Região Metropolitana.

CIAM – https://ciam.org.br/

O Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar – CIAM é uma associação beneficente, sem fins lucrativos, fundado em 1959, que tem como missão prestar assistência à pessoa com deficiência intelectual e seus familiares, buscando desenvolver sua confiança, autonomia e inclusão na sociedade. 

ESPAÇO PIPA – https://espacopipa.com.br/

A Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço PIPA, é uma organização da sociedade civil, sem fins econômicos, que atua há 37 anos nas ações em defesa e garantia dos direitos da pessoa com Síndrome de Down. A experiência no trabalho com bebês, crianças, adolescentes e adultos com Síndrome de Down e seus familiares ocorrem desde a fundação da instituição, com atendimentos multiprofissionais, acompanhamento psicossocial, articulações com a rede e território, grupos, atividades socioculturais, socioesportivas e socioeducativas.

https://www.facebook.com/espacopipa/ 

FRIENDSHIP CIRCLE SP –  www.friendshipcircle.com.br

O Friendship Circle atua na inclusão social de crianças e jovens deficientes intelectuais por meio de ações que destacam a sociabilidade. O foco do projeto não é assistencial pelas áreas da saúde, e sim, social. O intuito é estreitar os laços entre os voluntários (adolescentes) e os assistidos, criando amigos verdadeiros que trocam experiências em momentos de interação lúdica. O Friendship Circle acredita que criança tem que brincar, se divertir e precisa de parceiros para que os vínculos de amizade sejam verdadeiros e cada vez mais fortes.

Público atendido: Crianças e jovens com deficiência intelectual a partir dos 3 anos de idade.

Vídeo institucional:

 Fundação Síndrome de Down – http://www.fsdown.org.br/

A Fundação Síndrome de Down é uma entidade sem fins lucrativos, que há mais de 30 anos oferece apoio às pessoas com deficiência intelectual, em especial à pessoa com Síndrome de Down, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento integral. Contando com uma equipe técnica multidisciplinar, o trabalho é realizado de acordo com o Modelo Social de Atendimento à Pessoa com Deficiência, e está organizado em cinco serviços: atenção à família, atenção terapêutica, atendimento educacional especializado, apoio à vida adulta e formação e inclusão no mercado de trabalho. Desde 1999, mais de 250 pessoas já foram inseridas no mercado de trabalho.

 GRUPO JUNTOS – https://www.instagram.com/juntos_grupo/

O Juntos é formado por familiares de pessoas com deficiência, todos voluntários. Sua missão é acolher famílias de pessoas com deficiência e, através de campanhas, palestras, treinamentos em empresas e eventos, conscientizar a população em geral para um mundo mais inclusivo e humano.

Vídeo institucional:

  

INSTITUTO INSERIR – https://instagram.com/instinserir

 Fundado em julho de 2004 e com sede em Salvador, o Instituto Inserir que tem total autonomia administrativa, orçamentária e de infraestrutura, capacita, treina e gerencia projetos sociais, educacionais, de inclusão, desenvolvimento tecnológico, institucional, esportivos, culturais, ambientais, entre outros.

O Instituto Inserir é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, dedicada a realizar, gerir, monitorar a execução e apoiar, com qualidade e ética, ações e projetos de interesse social, coletivo ou difuso, tais como: culturais, educacionais e musicais, dentre outros, com atuação nas áreas de assistência social e jurídica, saúde integral, prevenção, profissionalização e capacitação, esporte, lazer, estudos e pesquisas fundamentadas nos valores do ser humano e da família, através da conscientização e resgate da cidadania na formação de cidadãos socialmente responsáveis, com ações voltadas para a sociedade civil e em especial às minorias, podendo ainda realizar parcerias para a elaboração e constituição de ações afirmativas e políticas públicas voltadas para ditos grupamentos sociais.

  

INSTITUTO JÔ CLEMENTE –  https://www.ijc.org.br/

 O Instituto Jô Clemente é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 58 anos previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual e apoia sua inclusão social e a defesa de seus direitos.

 INSTITUTO MANO DOWN –  http://www.manodown.com.br/

 O Instituto Mano Down é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve pessoas com Síndrome de Down, deficiência intelectual e qualquer interessado na temática inclusão e diversidade.

Em cada fase do desenvolvimento da pessoa são propostas atividades diferentes, com o objetivo de potencializar esse desenvolvimento, proporcionando oportunidades para que essas pessoas alcancem o máximo do seu potencial.

Vídeo institucional:

INSTITUTO MOVIMENTARTE DE TEATRO E DANÇA – www.facebook.com/institutomovimentarte

 O Instituto Movimentarte é uma organização sem fins lucrativos que divulga a arte como um novo caminho de transformação social e uma importante ferramenta no desenvolvimento humano. A atividade principal são aulas de dança e teatro para intervenções artísticas, apresentações e mobilizações sociais.

Público atendido: Deficientes intelectuais, 90% do público pessoas com Síndrome de Down.


INSTITUTO REAÇÃO –  http://www.institutoreacao.com.br/

Criado pelo medalhista olímpico Flávio Canto em 2003, o Instituto Reação é uma organização não governamental que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô e o jiu-jitsu desde a iniciação esportiva até o alto rendimento.

O Instituto Reação trabalha há 16 anos com a missão de transformar o conceito de responsabilidade social em ação na vida do maior número de pessoas (com e sem deficiência), integrando diferentes classes sociais pelo esporte.

Atualmente, o instituto atende 1800 crianças, adolescentes e jovens com suas atividades através de seus seis polos no Rio de Janeiro e dois polos em Cuiabá.

Vídeo institucional:

 

INSTITUTO UNIDOWN – https://www.unidown.com.br/

O Instituto UniDown tem por missão promover a inclusão social e o desenvolvimento de autonomia pessoal e profissional para pessoas com Síndrome de Down, por meio de atividades e cursos, todos oferecidos sem custo algum.

 OBRA SOCIAL DONA MECA – https://osdm.org.br/

A Obra Social Dona Meca, de caráter filantrópico, encontra-se em funcionamento há 27 anos no município do Rio de Janeiro, e é hoje referência em todo o Estado, atuando em diversas frentes. Em sua sede oferece, gratuitamente, tratamento terapêutico de reabilitação a cerca de 200 crianças com deficiência de 00 a 17 anos, todas oriundas de famílias carentes, residentes, em sua maioria, na região de Jacarepaguá e adjacências. Além de atendimentos a essas crianças e adolescentes, como fisioterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, terapia ocupacional, psicomotricidade, psicologia, pedagogia e atividades socioculturais e esportivas, busca-se promover socialmente suas respectivas famílias, seja através de orientações sobre benefícios ou atividades complementares.

A Obra Social Dona Meca se apresenta, também, como mantenedora de dois abrigos de crianças em situação de vulnerabilidade social, a Casa Lar Dona Meca e a Casa Lar Balthazar.

https://www.youtube.com/user/donameca

 

SIMBORA GENTE – https://www.simboragente.com

O Simbora Gente favorece o desenvolvimento pessoal do participante, a formação de indivíduos questionadores, autônomos e responsáveis capazes de interagirem com conhecimento, refletir e viver como cidadãos numa sociedade pluralista e em permanente transformação.  O Instituto oferece suporte pedagógico, terapêutico, lazer, orientação profissional, dança, teatro e consultoria a empresas e escolas. Mobiliza o participante a desejar o convívio social em diversos contextos, onde exercitam o ouvir e fundamentam sua posição, bem como fazer escolhas e responsabilizar-se pelas consequências a partir de um diálogo aberto pautado no respeito às diferenças. O trabalho do Simbora Gente também é pautado em ações conjuntas com as famílias e com a comunidade da qual esta criança, adolescente ou adulto participa, com o foco no empoderamento, para que os envolvidos tomem reconhecimento de sua capacidade produtiva, se apropriando de seus direitos, deveres, necessidades, sonhos e tantos outros ideais possíveis de serem conquistados tornando-os assim agentes do processo de construção de uma sociedade comprometida com a inclusão e com a diversidade.

Público atendido: Pessoas com deficiência intelectual (a maioria com Síndrome de Down e Autismo). O Simborinha, programa para crianças de 5 a 9 anos. O Simbora Teen, para adolescentes de 10 a 17 anos. O Simbora Gente público maior de 18 anos. O Simbora Gente Maturecer para maiores de 40 anos.

Vídeo institucional:

 TURMA DO JILÓ – http://turmadojilo.com.br 

A Turma do Jiló é uma associação social sem fins lucrativos que realiza projetos de educação inclusiva em escolas públicas. O programa, que conta com desenvolvimento profissional de professores e funcionários, acolhimento e orientação de familiares, diversidade através da música para alunos e reforma do espaço escolar, tem como objetivo principal não deixar nenhuma criança para trás tornando a escola uma referência em inclusão e desenvolvimento para a vida de todos os envolvidos.

Público atendido: Escolas públicas do estado de SP.

Vídeo institucional:

VITÓRIA DOWN – https://vitoriadown.com.br/

A Associação Vitória Down foi fundada em 1998 por um grupo de pais que se uniram para lutar pela inclusão social e garantir o direito das pessoas com Síndrome de Down no Espírito Santo e desde a sua fundação desenvolve projetos visando corrigir desigualdades, ampliar as oportunidades e reduzir preconceitos. Tem como missão lutar pelos direitos, promover a inclusão social e a autonomia das pessoas com T21 por meio da melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento de suas competências e fortalecimento de suas famílias. Para atingir nosso objetivo contamos com uma equipe multidisciplinar, formada por pedagogo, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, dentro outros. Também participam dos conselhos municipais de Vitória, tem representante na Comissão das Pessoas com Deficiência da OAB/ES e na Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down pois acreditam que a união de forças e articulações fortalecem a luta pela inclusão e a defesa dos direitos.

VIVA DOWN – https://www.vivadown.com.br/

O Viva Down foi criado a partir do sonho de criar um espaço onde o AMOR imperasse e INCLUISSE de forma simples e com a competência de profissionais dedicados e envolvidos com a CAUSA. A experiência como Empreendedora Social trouxe a visão desse espaço e após este período, surgiu a ideia de criar uma associação de famílias, parentes e/ou amigos de pessoas com Síndrome de Down. Nosso instituto atua do acolhimento da família desde a gestação, ao nascimento, passando pelo apoio à criança na fase pedagógica até a socialização, orientação e empoderamento de pessoas com deficiência na fase adulta.

ÚLTIMAS DO BLOG

5 crianças sentadas estudando, desenhando e sorrindo.
27/09/22

7 anos da Lei Brasileira de Inclusão

  No dia 6 de julho de 2015 foi editada a LBI (Lei Brasileira de Inclusão), composta por um conjunto de normas, que  assegura e promove, ...

Henri Zylberstajn fazendo gesto de comemoração.
27/09/22

4 anos do Instituto Serendipidade

Serendipidade: “ato de fazer felizes descobertas ao acaso” O nome do nosso Instituto não poderia ser outro!   Foi por causa de um ...

Público no evento "A Virada de Chave"
29/07/22

Sobre sair da comodidade e Virar a Chave

Muitas vezes estamos muito habituados a viver de certa maneira, ter certas crenças, certas preferências e certas prioridades, e não importa o ...

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades do Instituto!